Cuidados e recomendações com relação à alimentação, sinais e sintomas de doenças da tireoide e diabetes foram temas discutidos na palestra promovida nesta quarta-feira (22) à tarde pela Associação Brasileira em Defesa dos Usuários de Sistemas de Saúde (ABRASUS) no seu auditório em Porto Alegre. A palestra, seguida de bate-papo e perguntas por parte do público, foi ministrada pelo médico Carlos Gedeão da Silva Sevenini e pela nutricionista Valéria Uhr.
O médico Carlos Gedeão Sevenini iniciou a fala abordando os tipos de diabetes, a identificação dos sintomas, chamando a atenção para o fato de que, na maioria das vezes, o mais comum dos diabetes apresenta sintomas fortes já depois de algum tempo que a pessoa tem a doença, sendo importante ficar atento para que seja possível um diagnóstico precoce. Sevenini também abordou as diferenças entre doenças da tireoide. "Muitas pessoas chegam ao consultório e ficam surpresas por terem tireoide. Todos mundo tem tireoide! Mas existem patologias que podem estar presentes, especialmente na produção de hormônios, e que se apresentam frequentemente em mulheres acima de 40, 50 anos, grupo que procuramos acompanhar", explicou o médico, que encerrou com um resumo sobre como é feito o diagnóstico e o tratamento.
De acordo com Valéria Uhr, há um aumento maior de problemas de diabetes tanto do tipo 1 como tipo 2 e de tireoide que não são específicas da obesidade, mas é uma das decorrências, e o que é necessário é a busca pelo equilíbrio na alimentação. Ela destacou a importância da mastigação e do cuidado entre a diferença entre produtos light e diet, recomendando a leitura dos rótulos dos produtos. "As preparações também são importantes, preferindo os grelhados, assados e cozidos, além de ser necessário um plano nutricional adequado a pelo menos seis refeições por dia, que vão permitir um equilíbrio tanto da situação da tiroide como da diabetes", lembrou a nutricionista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário