terça-feira, 13 de abril de 2010

Câncer de mama, Gripe A e uso de crack e outras drogas são temas do Ciclo de palestras “Prevenção”

Até 22 de abril o Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul traz ao Quintas no Museu o Ciclo de Palestras “Prevenção”, às 18h30min na Sala Rita Lobato (av. Independência, 270, Centro), sempre com um médico presente para discutir temas como câncer de mama, Gripe A e uso de drogas, em especial o crack. A entrada é gratuita e aberta a toda a comunidade.

Na primeira semana, 08 de abril - Dia Mundial de Luta Contra o Câncer e um dia após o Dia Mundial da Saúde - a médica Beatriz Bohrer do Amaral falou sobre “Mitos e verdades sobre o câncer de mama”. Especialista em Diagnóstico por Imagem da Clínica Radimagem, que mantém o projeto “Mulher e Saúde”, Beatriz Amaral é também uma das responsáveis pela introdução no Rio Grande do Sul do método Linfonodo Sentinela importante passo para o combate ao câncer de mama. A médica foi uma das pioneiras no RS a usar metodologia de diagnóstico Densitometria Óssea, pioneirismo que foi destacadouma das médicas que foram destaque na exposição “Mulheres e Práticas de Saúde”, há dois anos.

Dra. Beatriz Amaral no MUHM



A segunda semana será dedicada a esclarecer dúvidas e falar sobre aspectos preventivos sobre a Gripe A, que possui calendário de vacinação em andamento para diversas faixas etárias da população. No dia 15 de abril a palestra "Doenças Emergentes e Reemergentes: Pandemia de Influenza A H1N1" será ministrada por Alethéa Sperb, médica pediatra sanitarista, Coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde/Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS) da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul.

O encerramento do ciclo, no dia 22, será com a palestra “Como enfrentar o crack?”, ministrada pelo médico psiquiatra Felix Henrique Kessler, vice-diretor Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas do Hospital de Clínicas/UFRGS. Kessler é doutorando em Psiquiatria pela universidade, onde é convidado do departamento de Psiquiatria desde o ano 2000. Especialista em dependência química, coordenou o núcleo da área na Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul e supervisiona a internação do programa de álcool e drogas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Ganhador de prêmios por trabalhos científicos pela Associação Brasileira de Estudos sobre o Álcool e Outras Drogas (ABEAD), da qual é membro efetivo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário